Pular para o conteúdo

Você já ouviu falar sobre o empréstimo na conta de luz, suas vantagens e mais detalhes? Se ainda não conhece, vamos falar sobre esse tema a seguir.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com a Opinion Box, cerca de 38% dos brasileiros teve uma diminuição na renda com a pandemia, e aproximadamente 34% das pessoas solicitaram empréstimo como alternativa.

Porém, sabemos que nem sempre é tão fácil conseguir uma boa linha de crédito, já que grande parte delas solicita análise de crédito.

Assim, este tipo de empréstimo é uma opção viável para quem deseja uma linha de crédito mas possui score baixo, ou ainda, é negativado.

O que é e como funciona o empréstimo na conta de luz?

Se você nunca ouviu falar do empréstimo na conta de luz, a primeira coisa que você deve ter em mente é que ele é um tipo de empréstimo alternativo, criado para situações de emergência.

Ou seja: se você possui muitas dívidas e deseja uma verba de emergência para pagá-las, esta pode ser uma opção.

Dessa forma, também podemos afirmar que as principais diferenças deste empréstimo para a modalidade tradicional é que ao invés de você pagar as parcelas no banco, elas são descontadas diretamente em sua conta de energia.

Ou seja: o valor da parcela é somado ao faturamento de energia elétrica da sua residência.

Assim, este tipo de empréstimo foi idealizado pelo fato de que os brasileiros possuem a tendência de priorizar o pagamento de algumas contas, e a conta de energia é uma delas, junto com as contas de água e gás.

Dessa forma, o risco de inadimplência é muito menor.

Quanto aos limites e linha de crédito, depende muito de cada instituição, pois os valores podem variar entre R$ 500 e R$ 2500 reais, que podem ser pagos em até 18 meses.

Quem pode solicitar este tipo de empréstimo?

Outro ponto muito importante é compreender qual o público deste empréstimo.

Nesse sentido, o primeiro ponto que deve ser considerado é a autonomia nas despesas, já que a conta de luz é uma despesa fixa, tal como o empréstimo, que será embutido nesta conta.

Além disso, é necessário que você atenda aos seguintes pré-requisitos:

  • Morar em um estado onde a companhia de energia elétrica permita este tipo de empréstimo
  • Possuir, no mínimo, 21 anos completos
  • Possuir conta bancária
  • Ser o titular da conta de energia elétrica. Ou seja, a conta precisa estar em seu nome
  • Não possuir débitos de energia elétrica

Se você atende à estes pré-requisitos, saiba como solicitar o empréstimo a seguir.

Como solicitar o seu empréstimo na conta de luz

Para solicitar o seu empréstimo na conta de luz, o primeiro passo é verificar se a sua cidade possui esta opção.

Até o momento, apenas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul oferecem essa modalidade de empréstimo.

Após verificar se o seu estado possui a opção, você deve confirmar com a companhia de energia elétrica se existe a opção do empréstimo.

Caso haja, você deve procurar uma instituição financeira que ofereça a linha crédito. Em seguida, basta fazer a simulação do seu empréstimo e a contratação do empréstimo.

Mas não esqueça: após a contratação, a primeira parcela já vem embutida no seu próximo faturamento de energia. Portanto, fique atento às datas.

Mas afinal, o empréstimo vale realmente a pena?

Neste momento, você pode estar se perguntando: vale a pena fazer este tipo de empréstimo?

Na verdade, depende da sua necessidade e de como você gerencia a sua vida financeira, pois quando feito de maneira errada, pode gerar um endividamento ainda maior.

Por isso, todo o cuidado é pouco quando falamos de empréstimo. Mas de modo geral vale a pena, principalmente por ser uma linha de crédito que dispensa a análise de crédito.