Pular para o conteúdo

Ao calcular o resultado para um só produto, você usou o ÍNDICE DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.
Agora, para encontrar o resultado com vários produtos diferentes, você terá de usar o ÍNDICE MÉDIO DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.


media
Fonte: blog o que é
 
Trabalhando com vários produtos diferentes, vamos usar o TOTAL DE FATURAMENTO MENSAL e o ÍNDICE MÉDIO DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO desses diferentes produtos.
Primeiro Passo: Encontrar o FATURAMENTO MENSAL POR PRODUTO
Para saber quanto iremos faturar pegamos o PREÇO que pretendemos cobrar por produto e multiplicamos pelo que estamos prevendo que iremos vender, a nossa PREVISÃO DE VENDAS.
PREÇO DE VENDA POR PRODUTO X PREVISÃO DE VENDAS POR PRODUTO = FATURAMENTO MENSAL POR PRODUTO
margemc
Fonte: Taverna
Para cada produto teremos então um faturamento.
Segundo Passo: Somamos o FATURAMENTO de todos os produtos para chegar ao TOTAL DE FATURAMENTO MENSAL.
Terceiro passo: Para calcular o resultado do negócio (lucro ou prejuízo) temos de achar o ÍNDICE MÉDIO DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, encontrando primeiro, o TOTAL DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO dos diferentes produtos.
Para encontrar a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL POR PRODUTO, vamos usar também a previsão de vendas: MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO POR PRODUTO X PREVISÃO DE VENDAS POR PRODUTOS = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL POR PRODUTO.
Somando a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL dos diferentes produtos, temos o TOTAL DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO MENSAL.
Quarto passo: Achar o ÍNDICE DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Para isso dividimos o TOTAL DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO MENSAL pelo TOTAL DE FATURAMENTO MENSAL.
margem
Fonte: aulas de custos
Pense e Anote:
 
margem-de-contribuicao
Fonte: blog perfecta


Usando esse índice e mantendo a mesma proporção de produtos vendidos podemos calcular o resultado para várias PREVISÕES DE FATURAMENTO.
Importante: você só poderá usar este mesmo índice se aumentar proporcionalmente a produção de todos os itens, por exemplo, se dobrar ou triplicar a PREVISÃO DE VENDAS de cada produto.
Faça um teste, experimente dobrar sua expectativa de faturamento, faça as contas e veja o que acontece.

Fonte: SEBRAE