Pular para o conteúdo
A MINHA HISTÓRIA DE TRABALHO



Escola de Datilografia
Fonte: http://elielmi.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html

Eu quando era menina comecei com uns 12 anos vendendo produtos cosméticos. Vou abrir um parágrafo aqui antes de tudo para informar que não quero contar a história de minha vida com invenções que fiquei rico ou coisa parecida e nem mesmo inventar que vendendo produtos ganhei um monte de coisas que tudo isto é história de vendedor. O que quero apenas informar que em momentos de crise é uma saída para se ganhar um pouquinho se ganha experiência e também da para ajudar em algumas continhas como água, luz, telefone, etc. Voltando ao inicio eu era muito pobre e trabalhava em casa de família e queria estudar datilografia (aquele tempo não tinha computador) então eu comecei a vender  uns cosméticos por catálogos chamados: Juliane, Nemawashi, Linett, alguns catálogos de cerâmicas que não me lembro do nome no momento, são coisas antigas que nunca saem da moda exemplos o Avon que deve já ter uns 100 anos no Brasil é a empresa mais antiga que tem trabalhadoras em casa que há anos vendem produtos porta a porta ou então somente em casa para as pessoas que procuram. Voltando a falar de mim eu vendia os produtos e conseguia pagar meu curso com o tempo fui conhecendo outros catálogos como a Hermes, por exemplo, a nawtslife e muitos outros. Passando os anos fiz outros cursos era o inicio da era da informática, fiz curso de Basic de COBOL, entre outros cursos de linguagens de programação. Depois fui trabalhar como auxiliar de escritório, datilógrafa, estagiaria em banco e até mesmo na área contábil depois fui trabalhar no estado como escriturária. Somente nunca trabalhei como programadora, quem sabe um dia?

Depois eu me casei e passei por algumas dificuldades e voltei a vender meus produtos em casa os catálogos de Juliane cosméticos Linete e também passei a vender uns iogurtes chamados Sul Mineira, vendi também tuperware, meu irmão tinha uma máquina de datilografia e eu fazia em casa alguns serviços como preenchimento de documentos aquele tempo para se fazer RG tinham que primeiro preencher um formulário datilografado para depois levar na delegacia, então eu preenchia formulários, currículos e outros papeis que pediam aproveitava esse pouco que ganhava para pagar meu curso de música e cuidava melhor de meu filho que era bebe.



Depois voltei a trabalhar em  escritório em uma logística que fiquei por uns meses. Assim quando me mandaram embora até mesmo tentei montar um negocio comprando uns produtos que vendiam na época de sucos para fazer em casa que não deu certo, por este motivo quando quer fazer algo em casa e você ver alguma informação seja na net ou jornal dizendo compre isto ou aquilo, livro, produtos com dizeres que vai ficar rico não acredite que tudo isto é mentira. Não invista seu dinheiro em algo que não conheça. Assim eu inventei de dar aulas de música em casa e foi assim que conheci o meu primeiro trabalho em casa por telefone, onde eu ensinava a musica de graça e com a necessidade que apareceu de instrumentos eu conheci uma loja de instrumentos chamada teclassom que me convidaram para vender instrumentos para as alunas e outras pessoas que eu conhecesse, sendo assim comecei a anunciar as vendas em jornais do bairro ou então no primeira mão e recebia as ligações e vendia para pessoas longe, negociava e depois depositavam as comissões,  havia  também aqueles que me pediam para vender um instrumento seu por fora e eu negociava.
“Houve uma vez que eu não esqueço um rapaz me ligou pedindo para vender um piano, encontrei uma compradora negociei tudo por telefone e a comissão ele deixou com a compradora eu fui conhecer a compradora depois e ela pagou para ele recebeu o instrumento e me pagou e nunca vi a pessoa que vendeu. Enfim por mais que o mundo tem a questão de segurança, mas às vezes vale a pena arriscar que muita coisa da certo.”
Vendi instrumento por algum tempo depois as coisas apertaram tinha uma filha pequena fazia um curso de piano  minha mãe andava doente  e meu pai também que logo faleceu e não podiam cuidar da minha filha e meu marido estava desempregado. Um dia resolvi desistir do curso e parar de dar aulas. Comecei a procurar emprego e somente achava venda de jornal e revista comissionado sem salário fixo por telefone era o inicio dos Call Center e os que tinham receptivos exigiam experiência. Foi quando conheci o catalogo da Yakult vendi por algum tempo e voltei a fazer curso fiz de informática era o inicio do pacote Office, e alguns outros até mesmo de empreendedorismo  e por ultimo conheceram o programa escola da família eu tinha vontade de fazer uma faculdade e com o projeto voltei a estudar e voltei para o mercado de trabalho onde fiz estagio pelo ciee no programa de implantação de informática nos postos de saúde em SP. Foi onde pela primeira vez vi falar do trabalho em casa com informática através de um artigo na internet. Passando um tempo pedi a conta lá, pois era muito longe tentei trabalhar em casa dando aulas de informática, mas tive que passar por uma cirurgia difícil, quando eu estava passando nesta época algumas orientações sobre trabalho em casa para uma moça da Tectotal, nisto conheci pessoas como o Álvaro Melo da Sobratt a Sonia da Sbardelli que trabalhei com ela em 2012 antes ela trabalhava na Virtual Call e hoje tem sua própria agencia de RH, onde alguns funcionários trabalham em casa e outras na sede da Agencia em Alphaville na maioria de suas contratações são para a vaga de call Center. Na escola da Família aprendi a fazer artesanato entre eles cestas de jornais que cheguei até vender algumas também e continuo vendendo logo vou postar mais novidades sobre este trabalho. Depois fui trabalhar na Atento em call Center, onde trabalhei por três vezes, trabalhei na Capgemini e hoje trabalho em casa como autônoma ainda tentando montar meu negócio que logo contarei sobre ele.
A maior dificuldade que se encontra as mães para trabalhar  já citado aqui é ter com quem deixar os filhos  o meu concelho é que ou tente por enquanto vender algo ou então procure conquistar uma vaga de emprego para trabalhar em casa é mais difícil, mais não impossível, pesquise bastante que encontra. O SEBRAE da cursos gratuitos de empreendedorismo onde pode orientar sobre isto também.